domingo, 25 de setembro de 2011

Mistérios da Produção


Mais uma das atividades de aula: desta vez os alunos experimentaram as etapas de produção de um curta. Primeiro eles se organizaram à sua própria maneira para gravar a lenda urbana da Loira do Banheiro. Com isso, perceberam a necessidade da distribuição de funções, do planejamento e do trabalho em equipe.

Após a parte prática, exibimos o making of do filme O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, a partir do qual eles identificaram as principais funções de uma equipe de gravação e a importância da etapa de pré-produção [planejamento] para o êxito de seu curta.

Confira um pequeno vídeo dos alunos se organizando: 







segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Tutorial: Baixando Vídeos do Youtube


BAIXANDO VÍDEOS DO YOUTUBE [Veja também na página Tutoriais]

1. Para começar, vamos baixar o programa para download de vídeos: o aTube Catcher neste link.

2. Depois de baixar, inicie o instalador [escolha o idioma Português do Brasil]. Após concluir os passos de instalação execute o aplicativo.

3. Você verá uma tela parecida com esta:


4. Vá para o Youtube e copie [CTRL+C] o URL [endereço] do vídeo que você quer baixar. No aTube, cole no campo URL [CTRL+V].

5. Logo abaixo do campo URL está o campo Salvar Para. Se quiser mudar o local para onde irá o vídeo, clique no botão Explorar.

6. O terceiro campo chama-se Perfil de Saída. É aqui que você irá escolher o formato que terá o seu vídeo*. Se quiser visualizá-lo no computador, existem várias opções, mas pode escolher AVI, que é um formato de compressão que preserva uma boa qualidade. Mas se quiser baixar para seu celular, escolha 3GP ou MP4 [veja qual a melhor opção para seu aparelho].

7. Definido o vídeo, o local onde irá salvar e o formato, clique no botão Baixar. É só esperar o processo de download, conferir o vídeo na pasta e assistir! Simples não?


O aTube também baixa vídeos de outras plataformas, como YouTube, Stage6, MySpace, Dailymotion, Megavideo, Google Video, Metacafe, iFilm, Yahoo! e Vimeo, entre outros.

Até o próximo tutorial!


*Em breve teremos um tutorial específico sobre os formatos de vídeo.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Urso Feroz



Vídeo realizado na oficina da Escola Arraial Novo do Bom Jesus. As alunas se divertiram contando a história de um urso que ataca uma garota, utilizando conceitos das aulas sobre som. O vídeo foi filmado, sonorizado e editado com celular, e ainda houve brecha para um pequeno making of apresentando as jovens diretoras!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Banda de um Homem Só



Curta-metragem realizado pela Pixar, conta a história de um "Homem-Banda" que disputa com um concorrente a moedinha de uma garota, a única cliente em uma praça vazia.

Utilizamos este vídeo nas aulas sobre enquadramentos. Inicia com planos gerais e vai se aproximando até um plano detalhe. Falamos também de sua narrativa, onde não há textos falados e o som tem uma grande importância na dramaticidade da história.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Novas Oficinas do Telinha

Na semana passada recomeçamos as atividades do Telinha na Escola Recife. Os novos alunos das Escolas Arraial Novo do Bom Jesus e Padre Henrique já estão esquentando as produções. Ontem aplicamos uma das dinâmicas utilizando os recursos de vídeo e bluetooth dos celulares.

A partir de um roteiro predeterminado, a galerinha foi distribuída em equipes e experimentou na prática as reflexões das aulas sobre ponto de vista, planos e enquadramentos. Após o momento de captura de imagens, os alunos enviaram o material gravado para o computador via bluetooth e fizemos uma sessão coletiva onde compartilhamos as experiências.

Confiram as imagens dessas dinâmicas:


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Escola Padre Henrique - 08/09/2011


Na escola Padre Henrique os garotos estavam muito ansiosos para filmar, então criaram uma história rápida e partiram para a ação. O vídeo, por questão de pressa e do barulho, se tornou um pouco confuso. Voltamos para a sala de aula e ficamos observando o que poderia ter sido feito de forma diferente. Com a empolgação de ter filmado, outras idéias foram surgindo. Mas dessa vez, eles sabiam que escrever um roteiro ajudava bastante.


Confusão de Cleiton e Renato

Maisa chama Renato pra jogar e ele diz:
 - Não, Maisa, vou não. 
- Por que?
- Porque Cleiton é muito chato, tem queixão e é brabo demais. Não, eu não vou. Deixa eu aqui.

E Maisa vai lá em Cleiton e fala tudo que Renato falou. Cleiton vai tomar satisfação e acaba em confusão (...)



Próxima aula trabalharemos mais o desenrolar dessa história e planejaremos a sua realização.